Diretores da OMS anunciam que epidemia não representava mais uma emergência de saúde pública de preocupação internacional |
Um novo caso de infecção por vírus ebola foi identificado na Libéria, informou nesta sexta-feira (01/04) a OMS (Organização Mundial da Saúde). O anúncio ocorreu dois meses depois de a entidade declarar, de forma oficial, o fim da epidemia no país da África Ocidental.
Segundo o Ministério da Saúde da Libéria, uma mulher de cerca de 30 anos morreu na quinta-feira (31/03) enquanto era transferida para um hospital da capital, Monróvia. Um funcionário da instituição disse que testes confirmaram a presença do vírus na paciente. A OMS divulgou que mais investigações estão em curso sobre o episódio.
Novos casos de ebola têm sido registrados na cidade de Nzérékoré, no sul da Guiné. Desde fevereiro, foram oito confirmações, com sete óbitos.
Na última quarta-feira (30/03), a OMS disse que a epidemia na África Ocidental não representava mais uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. No entanto, declarou que são esperados novos registros da doença. “Mais casos podem ocorrer nos próximos meses, devido principalmente à persistência do vírus em alguns sobreviventes”, informa o texto.
A entidade disse também que Libéria, Guiné e Serra Leoa agora possuem condições de detectar e oferecer resposta em casos de aparecimento do vírus.
Desde desde dezembro de 2013 a epidemia de ebola matou mais de 11 mil pessoas na África Ocidental, a grande maioria na Guiné, Libéria e Serra Leoa.
http://operamundi.uol.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário